Turismo
Regional DF Goiás
Nacional
Internacional
De Aventura
Hotéis Fazenda
Náutico
Educacional
Melhor Idade
Receptivo
City tour
Passagens Aéreas
Locação de Veículos
Esportes e Ação
Arvorismo
Canionismo
Cachoeirismo
Escalada
Espeleologia
Técnicas Verticais
Rafting
Canoagem
Boia-cross
Mountain Bike
Vôo Livre
Pára-quedismo
Mergulho
Pêndulo
Rope Jump
Bungee Jump
Slackline
Serviços
Cursos
Rapel e Tirolesa
Paredes de Escalada
Trabalho em Altura
Qualidade de Vida
Massagem
Yoga
Acupuntura
Restaurante Natural
Cultura Bsb
Correioweb
Candango
CCBB Brasília
Secretaria de Cultura
Empresa
Objetivo
Cadastre-se
Fale Conosco
Comunidade Orkut
Significado Itakamã
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CÂNIONISMO NO DF, ENTORNO E CHAPADA DOS VEADEIROS

Em breve descrição completa dos passeios - Veja o curso básico

Em breve você vai descobrir porque o entorno de Brasília e Chapada dos Veadeiros tem um dos maiores potenciais de canionismo do Brasil. E porque através desse esporte se pode ir em cachoeiras que a maioria das pessoas nem imaginam existirem. Pois é, esse esporte tem conquistado adebtos no mundo todo, onde por exemplo: em um cânion na Espanha descem aproximadamente 1.000 pessoas em 6 meses, aqui as pessoas nem sabem direito o que é canionismo. Então, procure se informar para poder ir em lugares, cachoeiras e cânions, que só por meio do mesmo você vai conhecer.

O canionismo, também chamado de canyoning em inglês, é uma atividade aquática que consiste em seguir um curso de um rio sempre no sentido da correnteza, transpondo os obstáculos naturais, como: cachoeiras, cânions, corredeiras, gargantas e poços. Atividade que exige técnicas como o rapel, tirolesa, salto, natação, entre outras.

Os cânions podem ser confinados: quando nas margens do rio existem paredes de pedra dos dois lados, o que acaba impedindo a saída do mesmo em seu percurso a qualquer momento, tendo que entrar em um lugar e sair em outro lugar obrigatóriamente; Podem ser semi-confinados: quando nas margens do rio existem paredes de pedra em alguns trechos e outros não; Podem ser abertos: onde se pode sair do mesmo a qualquer momento. Mais lembrando, que para se caracterizar cânionismo: tem que se transpor mais de três cachoeiras, seguindo a curso do rio (segundo normas do MT).

Nascido no ano de 1888, quando o espeleólogo (explorador e estudioso de cavernas) francês Eduard Alfred Martel foi contratado pelo governo para explorar um cânion em uma região muito hostil conhecida como Cueva Du Bramabiau. De lá para cá o mesmo foi se difundindo como esporte de aventura em montanha. Surgindo no Brasil no início dos anos 90, especialmente com uma equipe de espeleólogos que desceu a Cachoeira do Buraco do Padre, na cidade de Ponta Grossa (PR).

Atualmente o canionismo vem se destacando no mundo dos esportes de aventura por se tratar de uma atividade basicamente aquática e vertical, e vem atraindo praticantes de espeleologia, escalada, rafting, mergulho e outros.

Muito confundido com rapel em cachoeira ou cachoeirismo (cascading em inglês), pode ser facilmente diferenciado pelo simples fato de o praticante ter a oportunidade de estar explorando o rio por completo, descendo de rapel em várias cachoeiras, saltando de piscinas naturais, escorregando em tobogãs formados pela água, diversão garantida para o praticante que ainda é premiado pela permanente sensação de aventura que a atividade proporciona.

Assim como outras modalidades esportivas ao ar livre, essa também se classifica o grau de dificuldade de um cânion, ou trecho percorrido no mesmo. Assim sendo, em breve estaremos disponibilizando cânions mais faceis para quem nunca praticou, e cânions mais difíceis para praticantes ou pessoas que desejarem estar fazendo nosso curso de canionismo.

Aqui no Brasil, a atividade já começa a tomar forma com a criação de novos pólos para sua prática, entre eles podemos citar:

-  Serra Miguel Inácio – GO
-  Chapada dos Veadeiros – GO
-  Chapada Diamantina – BA
-  Serra Gaúcha e Catarinense – RS / SC
-  Serra do Intendente – MG
-  Região de Brotas – SP
-  Serra do Mambucaba - Paraty - RJ

Hoje, a 80 km de Brasília pode-se desfrutar de mais de 10 cânions, com mais de 200 cachoeiras catalogadas na Serra Miguel Inácio compreendida na Chapada da Contagem, logo após Brazlândia e Monte Alto - GO. Nosso intuito e mostrar para os brasilienses, brasileiros e o mundo o potêncial que tem esse local, disponibilizando a princípio três cânions (fáceis e cheio de boas aventuras) para quem nunca praticou. Não fique fora dessa! Aguardem!

Fazemos o mesmo com empresas que queiram trabalhar com treinamento motivacional de seus funcionários, ou pelo simples prazer de congregar e confraternizar com os mesmos, pois esse é um esporte que sociabiliza as pessoas com elas mesmas e o meio ambiente natural, através da superação dos medos e limites, aprendendo assim a trabalhar em equipe resoluções rápida de problemas, encarando nossos próprios desafios, e aumentando nossa autoconfiança para nos tornamos pessoas mais dispostas no dia a dia, de forma que nossos problemas diários pareçam ser bem menores do que descer um cânion confinado cheio d'água. Por essas razões, muitas empresas atualmente investem no canionismo para seus funcionários, que acabam tendo um melhor desempenho no trabalho.

A Itakamã proporciona a pratica segura do canionismo através de uma equipe especializada de guias e instrutores, e equipamentos de segurança vertical e aquatico como corda, freio oito, mosquetões, cadeirinha, capacete, e roupa de neoprene para manter o corpo aquecido. Logo, não recomendamos as pessoas que queiram praticar tal esporte se aventurarem a fazer canionismo sem conhecer o cânion, ou estar com empresas ou profissionais capacitados. Boas cordas e equipamentos não classificam o bom profissional, e sim sua experiência.

CURSOS:

• Canionismo – Básico dia 11 (sáb) e 12 (dom) de Julho (clique aqui);

• Canionismo – Avançado (em breve);

PASSEIOS DISPONÍVEIS:
• Cânion da Barra dia 04 de Julho - grau fácil (em breve);

CÂNIONS DE BRASÍLIA E ENTORNO GO:

• Cânion Canabrava / Pontes de Pedra - Chapada do Sol;

• Cânion do Joeli - Chapada do Sol;

• Cânion da Serra Miguel Inácio - Chapada do Sol;

• Cânion da Mantenedora - Chapada Imperial;

• Cânion da Barra - Barra do Dia;

• Cânion Cerrado - Barra do Dia;

• Cânion Italianos - Barra do Dia;

• Cânion do Anão - Barra do Dia;

• Cânion dos Túneis - Barra do Dia;

• Cânion do Suposto - Barra do Dia;

• Cânion do Caixa de Sapato - Barra do Dia;

• Cânion do Chuck - Barra do Dia;

• Entre outros que estamos conquistando.

CÂNIONS DA CHAPADA DOS VEADEIROS:

• Cânion do Farias - São João da Aliança;

• Cânion dos Couros - Alto Paraíso;

• Cânion São Miguel - São Jorge;

• Cânion da Capivara - Cavalcante;

• Cânion das Veredas - Cavalcante;

• Cânion Ponte de Pedra - Cavalcante;

• Cânion do Curriola - Cavalcante / Vão do Moleque.

*Obs: Os cânions aqui descritos estão disponíveis para grupos ou pessoas, com ou sem experiência, a depender do grau de dificuldade do cânion escolhido, no qual um de nossos profissionais vai analisar se a mesma, ou os mesmos podem ou não fazer. Assim sendo, se desejar fazer um desses, entre em contato, ou então veja o próximo cânion que faremos em PASSEIOS DISPONÍVEIS. Cânions fáceis não precisam experiência, dez de que faça o mesmo com empresas ou profissionais capacitados.

VÍDEOS:

• Canionismo Ilha Reunion - Local com os maiores cânions do mundo;

• Em breve mais vídeos, inclusive com matérias que faremos.

 
 
Cânion Canabrava
Cânion Canabrava
Cânion Canabrava
Cânion Canabrava
Cânion Canabrava
Cânion Canabrava
Cânion Canabrava
Cânion Italianos
Cânion Italianos
Cânion Italianos
Cânion Italianos
Cânion Italianos
Fotos: Maurício Martins
 
Voltar
Certificado de Cadastro Página Inicial